segunda-feira, 17 de maio de 2010

Informativo sobre Credenciamento e Autorização de Fucionamento de Escolas

Credenciamento e Autorização de Funcionamento de Instituições Municipais de Ensino

Credenciar e Autorizar o Funcionamento das Escolas Municipais é funções do Conselho Municipal de Educação. Desde o ano de 2005 o município possui Sistema Municipal de Ensino – SME. O Conselho Municipal de Educação – CME foi reestruturado e passou a ser normativo. Os assuntos deliberados por órgãos Estaduais passaram a ser deliberados pelo CME. As escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara do Sul foram credenciadas e autorizadas junto ao CEE – Conselho Estadual de Educação e a partir do ano de 2009 iniciaram-se os Processos de credenciamento das escolas junto ao Conselho Municipal de Educação - CME. As Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental são credenciadas baseadas na Resolução CME nº 004, de 11 de dezembro de 2008, e segundo a resolução deverão ser recadastrada de (5) cinco em (5) cinco anos. O Parecer de Autorização de Funcionamento será necessário apenas para a EJA – Educação de Jovens e Adultos e para o (9º) nono ano quando vier a funcionar cumprindo o que estabelece a Resolução CME nº 12, de 11 de março de 2010. As EMEIs terão (5) cinco anos para se adaptarem a nova legislação e assim que estiverem de acordo com a Resolução CME nº 11, de 19 de novembro de 2009, a SMECD deverá solicitar ao CME o Parecer de Autorização de Funcionamento. Todos os documentos que têm entrada no Conselho geram um Processo e são divididos em comissões para serem deliberados. O CME tem duas Comissões Permanentes formadas por (5) cinco conselheiros: A Comissão de Educação Infantil: Coordenadora Profª Nilva, Relatora Profª Délia, conselheiras Profª Aneli, Profª Simone e Profª Elisiane. Comissão de Ensino Fundamental: Coordenadora Profª Ana Christina, Relator Profº. Nelson, Conselheiro Profº Jacir e Conselheiras Profª Celsi e Profª Clarice. As outras duas Comissões da EJA e Educação Especial são provisórias e são nomeadas pela Presidente Profª Maria Helena. Os estudos e propostas de normatizações são realizadas pela Assessoria Técnica Profª Maria Cristina que também tem a função de secretária do CME. Todos os assuntos são analisados e votados pelos conselheiros e deferidos ou homologados pela SMECD. As Resoluções para entrarem em vigor são publicadas no Jornal local
Acompanhe pelo site: http://www.santabarbaradosul.rs.gov.br/ lista de blogs: http://cme-sbs.blogspot.com/

terça-feira, 11 de maio de 2010

Reunião Extraordinária dia 13 de maio de 2010

Colegas!
Reunião Extraordinária dia 13/05/2010, quinta-feira, às 10h. A Comissão da EJA irá analisar os Documentos para Parecer de Funcionamento da EJA, após a Comissão do Ensino Fundamental termirá analise de pastas do Credenciamento das EMEFs.

10h - Comissão provisória da EJA
Délia - coordenadora
Nelson - Relator
Aneli- Celsi - Clarice

10h e 40 min - Comissão permanente do Ensino Fundamental
Tina - coordenadora
Nelson - Relator
Celsi - Clarice - Jacir

Contamos com a presença de vocês...

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Ementa da Resolução CME nº 13/2010

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Santa Bárbara do Sul – RS


Resolução CME N.º 13, de 06 de maio de 2010

Dispõe sobre as atividades de contraturno nas Escolas Pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de Santa Bárbara do Sul.

Homologada pela SMECD dia 10/05/2010
Publicada pelo Jornal Minuano Dia: 14/05/2010 Edição:1369

Ementa do Parecer CME nº 004/2010

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


COMISSÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL

Processo n.º 36/2010
Parecer CME n.º 004/2010


Responde a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto sobre cessação de atividades na EMEF Zósimo Ribas.


Deferido pela SMECD dia 10/05/2010

Ementa do Parecer CME nº 003/2010

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PROCESSO Nº 38/2010
PARECER CME N O 003 /2010.


Aprova Adendo no Regimento Escolar para Exames Finais de Recuperação do 2º ano á 8ª série do Ensino Fundamental das Escolas pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino.

Deferido pela SMECD dia 10/05/2010

Reunião mensal do CME conta com a presença da Secretária da Educação




Reunião do Conselho Municipal de Educação contou com a presença da Secretária Arlete

Na manhã do dia 06/05 a Secretária Arlete a pedido do CME esteve presente na reunião mensal do colegiado, esclarecendo dúvidas sobre as Atividades de Contraturno, a qual foi solicitada pela SMECD a sua normatização. O CME também contou com presença de novo membro Prof. Jacir Antonio Martins que é o representante das Escolas Estaduais.